Pesquisar perto de mim
A aguardar a sua pesquisa
Lifestyle
9 Sítios imperdíveis no Centro de Portugal
Lifestyle
05 agosto 2023 5 mins leitura

Conheça o que a zona Centro tem para lhe oferecer.

Numa altura em que os olhos estão postos na capital, Lisboa, que recebe esta semana as Jornadas Mundiais da Juventude, não aproveitarmos a oportunidade para divulgar outras regiões do nosso país seria um erro. Recorde que só a cidade de Lisboa e o evento esperam cerca de 1 milhão de turistas. Para nós, portugueses, uma excelente oportunidade para dar a conhecer mais um pouco do nosso pequeno mas fascinante país.

 

A região Centro de Portugal é feita de histórias, memórias e cultura. Com paisagens fantásticas, serras imensas, aldeias históricas, as maiores ondas da Nazaré, praias maravilhosas, alma e tradição fazem desta região um destino com muito para oferecer a quem visita.

 

 

As Ruínas de Conímbriga, são o maior campo arqueológico da época Romana em Portugal e encontra-se perto de Condeixa-a-Velha, a poucos quilómetros de Coimbra.

 

Com uma enorme riqueza, é um destino turístico popular com inúmeras ruínas ao ar livre e o Museu Nacional Monográfico, onde se pode encontrar o fórum, um aqueduto, bairros de comércio, indústria e habitação, uma estalagem, termas, um anfiteatro e as muralhas que foram construídas com o propósito de defender a cidade na altura, entre outras ruínas arqueológicas.

 

 

A Universidade de Coimbra, a zona Alta da cidade e a Rua da Sofia são um conjunto histórico-cultural classificado como Património Mundial da Unesco. A Rua da Sofia é uma famosa e grande rua da cidade, com caraterísticas do Renascimento, onde antigamente se localizam colégios universitários.

 

A Universidade de Coimbra foi fundada em 1290 e está localizada na zona Alta da cidade, no antigo Paço Real medieval, onde também se encontra a Torre, ex-libris da cidade, a Sala dos Grandes Atos ou a valiosa Biblioteca Joanina. É uma das Universidades mais antigas de Portugal e da Europa, que desempenhou um importante papel para o país em termos culturais e intelectuais.

 

 

O Portugal dos Pequenitos, é um parque temático, inaugurado no ano de 1940, para os mais novos e também para os mais velhos. Conta com reproduções em miniatura de monumentos, edifícios, casas tradicionais portuguesas, assim como, espaços ilustrativos com os principais monumentos e representação etnográfica – mobiliário, traje e artesanato - de países de Língua Oficial Portuguesa.

 

 

O Castelo de Óbidos, é um grandioso Castelo medieval que, em conjunto com o centro histórico da cidade, constitui a principal atração de Óbidos. O Castelo foi transformado em Pousada Histórica nos anos 50 e funciona, atualmente, como unidade hoteleira, onde é possível visitar o Jardim, o Miradouro, as Muralhas e o Pátio da Cerca.

 

Anualmente, em julho, realiza-se o Festival Medieval de Óbidos com desfiles, diversas performances e um mercado de artesanato com exposições e comida em representação da época medieval. Pela zona encontram-se praças movimentadas com lojas típicas, mercados e casas decoradas com flores e pinturas assim como, é possível visitar monumentos, igrejas e museus.

 

 

O Castelo de Almourol encontra-se no meio do Rio Tejo envolvido por uma fantástica paisagem e representa um dos monumentos mais importantes da Reconquista Cristã durante a Idade Média.

 

Fazia parte da linha defensiva do Rio Tejo em conjunto com o Castelo de Tomar, o Castelo do Zêzere e o Castelo de Cardiga. Posteriormente, sem mais necessidade de ser utilizado para defesa, foi recuperado no séc. XIX mantendo a mesma forma até aos dias de hoje.

 

 

As 27 Aldeias de Xisto encontram-se entre o litoral e o interior da zona centro de Portugal e estão divididas em quatro unidades territoriais – Serra do Açor, Serra da Lousã, Zêzere e Tejo-Ocreza.

 

É uma região que remonta à pré-história, onde se sente a predominância do xisto e onde as aldeias estão envolvidas pela natureza e um ‘mar de montanhas’ que cria paisagens naturais indiscritíveis.

 

 

O Convento de Cristo em Tomar, foi construído num antigo local de culto da época Romana. O início da construção remonta a 1160 e vendo sendo ampliado ao longo de vários séculos, o que faz com que tenha vários estilos arquitetónicos – gótico, manuelino, românico, barroco, entre outros - refletindo cada época e a evolução do país ao longo do tempo.

 

Classificado como Património Mundial da Unesco, conta com um conjunto de edificações como a Charola templária, a igreja manuelina, o convento renascentista, assim como, é um dos edifícios com mais claustros do Mundo, muito visitado por portugueses e estrangeiros de todas as idades.

 

 

O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça ou somente Mosteiro de Alcobaça, é uma das mais impressionantes obras da arquitetura de Cister em toda a Europa e foi a primeira obra gótica a existir em Portugal desde o início da sua construção em 1178.

 

Distinguido como Património Mundial da Unesco, acolhe os túmulos de D. Inês de Castro e D. Pedro I e integra um conjunto de dependências medievais com destaque para a Sala do Capítulo, Sala dos Monges, Sala dos Reis, Dormitório, Cozinha, Refeitório, Claustros, assim como, as capelas do Desterro e do Relicário.

 

 

O Parque Natural do Tejo Internacional, é uma área protegida, que abrange parte dos concelhos de Castelo Branco e Idanha-a-Nova. Com vales e encostas que criam um cenário fantástico, é possível observar diversas espécies de aves, fazer escalada, canoagem ou BTT.

 

De um extenso património natural em harmonia com atividades como agricultura, destacam-se os produtos regionais da zona que podem ser adquiridos diretamente dos produtores – o mel, pão, azeite ou queijos.

Subscreve a newsletter Habitar Portugal
Recebe todas as notícias e novidades no teu email
E-mail