Faça uma viagem no tempo pela região centro de Portugal.
Com as suas cidades, vilas e aldeias históricas, toda a região brinda quem a conhece com autênticas viagens no tempo sobre a própria cultura, tradições e história. Conta com a maior parte das cidades pertencentes à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, as Caldas da Rainha como Cidade Criativa do Artesanato e Artes Populares, Leiria como uma das Cidades Criativas da Música e Óbidos como Cidade Criativa da Literatura.
Com influências históricas que remontam aos tempos pré-históricos, a região tem uma forte tradição religiosa, com muitos monumentos históricos e santuários e é conhecida pela arquitetura impressionante.
A música e a dança desempenham também um papel importante para a cultura do Centro, com festividades e celebrações a ocorrem ao longo de todo o ano como o caso do Festival Internacional de Música de Coimbra e da Feira de São Mateus em Viseu.
O Centro de Portugal tem um pouco de tudo, com surpresas escondidas a cada esquina. Desde locais e aldeias históricas, monumentos, santuários religiosos, castelos, praias, serras, canais, florestas, uma gastronomia rica e muitas paisagens naturais memoráveis.
A história, religião, música, dança, gastronomia e vinho oferecem uma experiência enriquecedora a quem pretende visitar e explorar a região centro de Portugal.
Coimbra, cidade à beira-rio e antiga capital de Portugal, conhecida pela cultura académica. Alberga uma das mais prestigiadas e antigas universidades da Europa, a Universidade de Coimbra que veio a influenciar bastante a vida cultural da cidade.
Com uma forte tradição musical, o Fado de Coimbra tem maior destaque e é uma expressão musical única em todo o mundo, tocado e cantado pelos estudantes universitários vestidos com o traje académico de Coimbra.
A cidade é também conhecida pelas festividades e celebrações que atraem inúmeros visitantes como a celebração académica Queima das Fitas ou o Festival das Artes que tem lugar em vários locais da cidade e conta com várias atuações musicais, artísticas e teatrais.
A gastronomia é também um destaque daquilo que a cidade de Coimbra tem de melhor, através de uma mistura de sabores e influencias regionais, destaca-se a chanfana, arroz de lampreia e doces conventuais como os pastéis de Santa Clara.
Ria de Aveiro ou também conhecida como Foz do Vouga, ‘nasceu’ como resultado da perfeita harmonia entre o homem e a natureza.
Aveiro, considerada a Veneza de Portugal e reconhecida a nível internacional como a cidade-museu da Arte Nova, tem muito para oferecer a quem a visita, com edifícios de enorme beleza, pode fazer-se passeios de gôndola pela Ria ou comer os tradicionais ovos moles.
Na região de Aveiro, pode também encontrar-se a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto ou as típicas casas de pescadores coloridas e às riscas, na praia da Costa Nova.
Tomar, uma cidade templária pertencente à região Centro e Sub-Região do Médio Tejo, que alia uma beleza imensa com a presença histórica. Tem diversos monumentos históricos como o Castelo de Tomar e o Convento de Cristo, distinguidos como Património Mundial da Unesco. Assim como, museus e centros culturais como o Museu Luso-Hebraico Abraham Zacuto.
Conhecida pelas festividades culturais e religiosas, tem o Festival Internacional de Música de Tomar, o Festival de Cineclube de Tomar e uma das maiores festas religiosas, a Festa dos Tabuleiros.
Em termos gastronómicos, a cidade de Tomar é influenciada por sabores da região e sabores tradicionais do país, com pratos como a sopa de nabo e a lampreia como especialidades locais.