Conheça alguns locais para escapar à multidão em Lisboa durante a Jornada Mundial da Juventude
O que é a Jornada Mundial da Juventude?
A JMJ é um evento de cariz religioso que reúne milhões de católicos, sobretudo jovens, de todos os cantos do mundo e pretende ser um meio de divulgação da Igreja Católica para os jovens.
A cidade em que ocorre a JMJ é escolhida pelo Papa Francisco. No presente ano de 2023, na primeira semana de agosto, o evento terá lugar em Lisboa e conta com eventos culturais, religiosos e desportivos que vão decorrer em diversos espaços da cidade.
Quais os locais para visitar na zona de Lisboa durante a JMJ?
Tendo que consideração que este evento irá contar com a participação de milhares de jovens de todo o mundo, Lisboa terá diversos condicionamentos, quer a nível de trânsito como de enchentes de pessoas em alguns dos principais pontos da cidade.
Para quem se encontra a viver em Lisboa ou decidiu ir até à cidade, mas não pretende participar na JMJ ou não teve oportunidade para tal, vamos dar a conhecer alguns sítios da região fora do roteiro principal e onde pode ir com maior facilidade para aproveitar e desfrutar enquanto escapa ao alvoroço e às multidões.
Parque Florestal de Monsanto
Apesar da proximidade aos locais onde vão ocorrer os eventos, o Parque de Monsanto - integrado no território das freguesias de Benfica, São Domingos de Benfica, Campolide, Campo de Ourique, Belém e Ajuda - está integrado na zona verde com restrição condicionada, sendo um dos locais em plena Lisboa que não será palco de nenhum dos eventos inerentes à JMJ.
Na parte mais a sul do parque, na zona da Alameda Keil do Amaral, poderá encontrar maior tranquilidade e estar mais à vontade. Tem acesso ao miradouro, skatepark e à enorme área verde para passear ou praticar atividades ao ar livre com facilidades para praticar desporto. Esta pode ser uma boa opção caso o objetivo seja permanecer na cidade, mas afastado dos grandes centros onde se concentram as multidões.
Parque Natural Sintra-Cascais
Pertencentes à Área Metropolitana de Lisboa, as vilas de Sintra e Cascais são dos locais que vão acolher muitos dos jovens participantes na JMJ, mas podem ser um bom local para escapar da azáfama durante o dia.
Enquanto todos vão para o centro de Lisboa, o Parque Natural de Sintra-Cascais é uma boa opção para desfrutar das paisagens deslumbrantes, conta com trilhos para caminhadas, praias e locais para passeios, tornando-se num dos locais ideais para escapar das multidões e desfrutar de um ambiente mais calmo e sereno.
Tapada Nacional de Mafra
Ainda no distrito de Lisboa, mas para quem pretende afastar-se um pouco mais da cidade de Lisboa, mas sem ir assim tão longe, a cidade de Mafra pode ser o destino ideal.
Na freguesia de Sobral da Abelheira pode encontrar a Tapada de Mafra e usufruir da natureza e de um ambiente tranquilo, afastado do centro de Lisboa.
É uma área verde com grande diversidade de fauna e flora, onde se pode observar os animais selvagens que por lá vivem, passear de bicicleta e caminhar pelos diversos percursos pedestres.