Descrição do anúncio
Propriedade situada na Herdade da Pereira, próxima da povoação de São Barnabé (sede de freguesia), concelho de Almodôvar, Baixo Alentejo, distrito de Beja, com uma área total de 103 hectares.
A propriedade é constituída por declives moderados/acentuados, formados por pequenos e médios vales e encostas (zona de serra).
A ocupação do solo é composta por diferentes áreas florestais, cultura arvense e várzeas. Possui pinhal adulto com diversas compacidades, sendo 21 hectares de maior densidade e 19 hectares de pinhal menos denso, ainda uma plantação de eucaliptal com 20 hectares, sendo os restantes 43 hectares compostos por montado de sobreiro e prado natural, que pela sua classe de solos conjetura condições de pastagens melhoradas.
Em termos de água, possui duas barragens e ainda potencial para realização de outras captações quer de superfície quer subterrâneas.
A propriedade confronta a poente com a Ribeira de Odelouca, apresentando uma ampla zona de várzea, numa zona de maior aptidão agrícola, a qual confere condições naturais e privilegiadas para a exploração de culturas agrícolas específicas, com uma área de 5 hectares ao longo de 1,2 km de extensão.
Numa zona central do terreno, situa-se um conjunto edificado a necessitar de requalificação, composto por construções destinadas a habitação, armazém e instalações para animais, numa área total de construção de 358 m2.
Situada a 6 km da Aldeia de São Barnabé (CM506) e a 37 Km da sede de concelho (a vila de Almodôvar, onde se encontram todos os bens e serviços de primeira necessidade, equipamentos de lazer, pequenas e médias indústrias e outros). Através da via CM506, que por sua vez liga ao IC1, a propriedade fica a 43 km de Albufeira (Algarve), a 22 km do acesso à A2 (autoestrada), a qual permite ligação quer ao Algarve quer a Lisboa e Norte de Portugal. O aeroporto de Faro fica a 70 km e Lisboa a 240 km.
As construções existentes assim como as classes de solo, conferem um considerável potencial ao imóvel para diversas utilizações combinadas e diferenciadas, não só a nível construtivo (habitação e turismo), mas também a nível agrícola e florestal.
Olhar para um imóvel na sua utilização atual, pode eventualmente “camuflar” aproveitamentos alternativos e complementares, valorização esta, que gostamos de tecnicamente evidenciar, para um conceito de máxima e melhor utilização; para este apoio técnico na análise deste mesmo potencial alternativo, poderá consultar-nos através do nosso departamento de engenharia.
Link vídeo: https://youtu.be/gLfW7sA_L_E