Descrição do anúncio
Nos finais do séc. XVIII e no início do séc. XIX foram-se instalando em Crestuma algumas das mais importantes unidades industriais de fundição, relacionadas diretamente com a produção do vinho do Alto Douro e, posteriormente, com o fabrico de armamento.
Em meados do séc. XIX algumas destas indústrias foram reconvertidas noutras atividades económicas, principalmente a de fiação, tendo sido criada a Fábrica de Fitas e Fiação de Algodão Augusto César da Cunha Moraes, adjacente à Quinta da Estrela.
Detentor de uma mística que nos envolve a cada olhar, este complexo, de 5972m2 de área bruta de construção e inserido em 5,17 ha de terreno, é um ex-libris desta vila constituindo um património edificado de grande valor arquitetónico e cultural.
Resultante de uma construção robusta, em xisto, os edifícios encontram-se em excelente estado de conservação estrutural e estando a escassos 100 metros do Rio Douro garantem uma vista privilegiada e panorâmica sobre este.
Situa-se a 15km do Porto, a 35 km do aeroporto, a apenas 3,5 km da Marina do Covelo e imediatamente antes da Barragem de Crestuma, sendo este um fator muito importante evitando assim a sua transposição.
A proximidade aos Cais existentes, é também facilitadora para acesso fluvial.
Além deste, existem vários percursos terrestres possíveis, nomeadamente pela margem norte do Rio através da E.N. 108.
Estamos, efetivamente, perante um património secular, com carisma e enorme potencial para implementação de diferentes atividades para investimento.