Descrição do anúncio
Casa tradicional alentejana com traça original, totalmente restaurada, com 4 divisões, cozinha e w.c.
Existe mais uma casa antiga, na frente, antigo palheiro que está incluído na venda conjunta.
Localizada na Mesquita, próximo de Mértola.
Mértola apresenta um clima quente e temperado, predominantemente mediterrânico, com verões quentes e secos, consequência da interioridade.
Os invernos são amenos e pouco chuvosos.
Denominada Mírtilis Júlia (em latim: Myrtilis/Mirtylis Iulia) após a invasão romana da Península Ibérica, seguiu-se-lhe a ocupação pelos visigodos onde Mertill e Mertilliana é sugerido.
Após a invasão muçulmana da Península Ibérica, foi denominada Martulá (Mārtulah), tornando-se finalmente no nome atual após a Reconquista.
Constituía-se num importante porto fluvial, erguendo o seu castelo em posição dominante sobre aquele trecho do rio Guadiana. A sua importância era tal que, durante um curto período do século XI, foi capital de um pequeno emirado islâmico independente, a Taifa de Mértola.
Nos anos 80, a vila de Mértola começou, através da arqueologia, a descobrir e a conhecer melhor o seu passado e a transformar esse imenso património num fator de desenvolvimento económico e cultural.
A fundação do Campo Arqueológico de Mértola por Cláudio Torres, em 1978, foi um momento importante nesta crescente valorização do passado Mertolense.
Com tudo isto, Mértola foi nomeada Candidato ao Património Mundial da UNESCO em Portugal.