Descrição do anúncio
Casa Azul, Lugar da Porta, Cristóval ,Melgaço, Viana do Castelo
A Majestosa Casa Azul, situa-se no Lugar da Porta, Cristóval, no concelho de Melgaço, uma das mais belas e imponentes jóias arquitetónicas do património cultural. A sua cor Azul é marca registada, indelével, não podendo, sem autorização do património histórico, ser alterada. As montanhas ao fundo são espanholas, ao redor, vê-se a vizinhança privilegiada: vinhas de Alvarinho.
A construção, do final do Século XIX, início do Século XX demonstra o esplendor de uma época, onde predominava o bom-gosto e requinte, mesmo entre os novos ricos. Faz parte das lendas urbanas a história do idealizador e construtor, português, que veio ao Brasil fazer fortuna e, ao voltar, levou as mais belas e fortes madeiras que encontrou para fazer sua morada.
Nas paredes externas foi adotado a técnica mista de cantaria e alvenaria de pedra, permanecendo à mostra a técnica pura apenas no interior do piso inferior. Em todas as paredes, foi mantida a espessura mínima de 60 cm para as paredes externas.
A varanda exterior possui, no alpendre, os balaústres esculpidos em conjunto, como a ressaltar a habilidade e preciosismo dos artesãos canteiros contratados para a tarefa.
Nas janelas da parte frontal do edifício, ao lado da entrada, além de utilizar-se do modelo mais clássico de cantaria, o construtor parece abusar da técnica, ao encomendar, que fossem esculpidos, na mesma pedra de fechamento, o Brasão com o Símbolo da Cruz de Malta, em homenagem ao país em que nasceu, e o Brasão da República Federativa do Brasil, demonstrando a gratidão ao país que o acolheu e que lhe deu a oportunidade de prosperar. Possui detalhes arquitetónicos que a aproximam do estilo colonial brasileiro, fazendo com que este tipo de construção, em Portugal, seja conhecido como “brasileiro”.
Caracteriza-se por salões e quartos amplos e pés direitos altos
A Casa Azul possui em seu acervo um belo Azevinheiro, tendo sido este exemplar considerado como o maior da Europa, constatação esta feita pelo Instituto do Ambiente em 2013.
A preocupação ecológica dos atuais proprietários também se faz presente através do cuidado que tiveram com a preservação da água que atravessava o terreno. A nascente situa-se no “Caminho da Canelha” (designado como Estrada Municipal 1138), a 84 metros da Casa Azul. As águas atravessavam a propriedade, seguindo seu curso para o terreno limítrofe. Os atuais a proprietários canalizaram, retirando dela, através de canos anti bactericidas, toda a água, de qualidade excecional, que é consumida na casa
O lago decorativo foi inteiramente construído em pedras que serviam de suporte aos barris da adega, dispostos em formato retangular, sendo que o chafariz da estrutura central remete à famosa “Torre de Menagem”, marca indelével do Castelo de Melgaço.
O jardim em frente à Casa Azul é composto por formações geométricas de arbustos, flores silvestres e pinheiros ornamentais.
Objetivando aumentar a segurança, os proprietários atuais reforçaram o muro de arrimo com estrutura em gabiões, com uma base de 5 metros de largura e alturas entre 4 e 6 metros ao longo de todos os 53 metros da divisa
Logo após o portão automático que dá acesso ao interior da propriedade, existem três lugares de estacionamento.
Como forma de reduzir-se o consumo, aproveitando a disponibilidade solar do terreno, foram instalados três painéis solares com acumuladores que garantem o aquecimento de praticamente toda a água necessária na casa num dia. Na sua falta, entra o aquecimento à gás.
A casa azul está situada em num terreno de aproximadamente 1.500 metros quadrados e é composta por três pisos.
PISO INTERMÉDIO
Alpendre Este elemento do frontispício da Casa Azul é um verdadeiro cartão de visita. Composto por blocos inteiriços de pedra, puro exemplo de cantaria, suportado por 4 colunas dóricas, compatível com a simplicidade e beleza do conjunto. Sobre a cantaria, balaústres esplendidos, feitos em bloco inteiriço de pedra, trabalhada com esmero. Até as canaletas para escoamento das águas pluviais são em peças inteiras de pedra vazada à mão. O teto também é em madeira brasileira, em tons mais claros.
Hall de Entrada Ao abrir-se a porta de madeira maciça, de duas folhas de aproximadamente 5 cm de espessura, ricamente trabalhada em entalhes em alto e baixo-relevo, ressaltada por pinturas em verde, depara-se com o hall.
Quarto/ Escritório / Biblioteca Ao lado direito da porta de entrada, originalmente planeado para ser mais um quarto, foi decorado pelos atuais proprietários para um escritório /biblioteca.
Casa de Banho Italiana Outra pequena jóia construída em 8,3 m².
Sala de Chá A atual sala de chá, era utilizada, na época da construção, como sala de refeições, ainda conserva o elevador para passar a comida diretamente da cozinha para a sala de jantar. Todos os móveis são em madeira maciça.
Sala de Jantar A sala de Jantar, com 38,50 m², comporta uma mesa com 10 cadeiras em estilo inglês. As cortinas são em veludo,...