Pesquisar perto de mim
A aguardar a sua pesquisa
Bairros e Regiões,

Guimarães, a cidade onde nasceu Portugal.

Guimarães 2
Guimarães 3
Guimarães 1
Ver galeria (3)

Guimarães, berço da nação portuguesa, é uma cidade repleta de história e cultura que oferece aos seus moradores a oportunidade de viverem numa atmosfera medieval.

A cidade de Guimarães foi considerada Património Cultural da Humanidade pela Unesco devido à notável preservação da história e arquitetura. É um importante promotor de turismo e cultura, oferecendo a oportunidade a quem visita e a quem lá vive de explorar a riquíssima história da cidade, gastronomia e tradições locais. 

O que visitar em Guimarães?

A qualidade de vida é uma das principais vantagens que Guimarães oferece aos seus moradores, proporcionando uma experiência gratificante para aqueles que apreciam a história, a cultura e a beleza natural, e procuram comprar ou arrendar casa numa cidade acolhedora e segura para viver.

Castelo de Guimarães
Castelo de Guimarães

Um dos monumentos mais emblemáticos da cidade. Foi construído como uma fortaleza para proteger a cidade, tornando-se residência da família real portuguesa durante séculos. Atualmente, é um local turístico e popular, com um museu no interior e uma vista panorâmica da cidade.

Palácio dos Duques de Bragança
Palácio dos Duques de Bragança

Este palácio do século XV é um dos mais belos edifícios históricos de Guimarães. Foi construído como residência da família real portuguesa e agora abriga um museu que conta a história da cidade e do país.

Monte da Penha
Monte da Penha

O Monte da Penha ou Monte de Santa Catarina é o ponto mais elevado da área urbana de Guimarães. Há um teleférico que leva os visitantes até o topo, onde se pode visitar o Santuário de Nossa Senhora do Carmo da Penha e desfrutar de uma vista deslumbrante da cidade e das zonas circundantes.

Igreja de Nossa Senhora da Oliveira
Igreja de Nossa Senhora da Oliveira

Uma das igrejas mais antigas de Guimarães, conhecida pela torre sineira de 35 metros de altura e pelo seu interior impressionante, com fantásticos vitrais e altares.

A Cidade-Berço de Portugal

Guimarães é considerada uma cidade tranquila e segura para se viver, os moradores tendem a ter um forte sentido de comunidade, são pessoas acolhedoras que valorizam a vida social, o que torna comum ver-se pessoas reunidas em cafés, restaurantes e praças em momentos de socialização.

 

Com uma atmosfera cultural vibrante, conta com diversos eventos a ocorrer durante todo o ano pela cidade, em locais como o Centro Cultural Vila Flor, Multiusos de Guimarães ou no Centro Histórico da cidade com eventos como, o Guimarães Jazz, Festival Manta ou a Romaria Grande de São Torcato.

Centro Cultural Vila Flor
Centro Cultural Vila Flor

Espaço de referência em Guimarães onde se realizam vários eventos e atividades, como espetáculos de teatro, dança, música, exposições de arte e cinema.

Centro Histórico de Guimarães
Centro Histórico de Guimarães

Encontra-se em torno do Castelo de Guimarães e da Praça de Santiago, onde se encontra a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, Igreja de São Francisco, Capela de São Miguel, entre outros monumentos e é espaço para a realização de diversos eventos.

Igreja de São Torcato
Igreja de São Torcato

Igreja histórica dedicada a São Torcato, local sagrado onde é prestada homenagem ao santo e ocorrem as manifestações de fé e devoção durante a Romaria de São Torcato.

Largo da Oliveira
Largo da Oliveira

Local emblemático onde se localiza a Igreja de Nossa Senhora da Oliviera, diversos estabelecimentos e é espaço para a celebração de eventos culturais e festividades durante o ano.

Bem-estar e qualidade de vida

Situada numa região montanhosa, a cidade oferece uma proximidade inegável com a natureza devido à Serra da Penha estar localizada nas proximidades do centro da cidade, local popular para caminhadas e piqueniques com uma fantástica paisagem de Guimarães, onde é possível chegar facilmente através de teleférico. A cidade oferece também uma série de espaços verdes e parques, como o Parque da Cidade ou o Jardim do Carmo, onde os moradores podem praticar atividades ao ar livre.

 

O desporto é também algo bastante valorizado na cidade e muitos residentes estão ligados a atividades desportivas como futebol, ciclismo ou corrida, assim como, existem diversas instalações desportivas como o Complexo Desportivo de Azurém ou o Pavilhão Desportivo Inatel Guimarães.

 

Parque da Penha
Parque da Penha

Área natural de grande importância nas próximidades do centro de Guimarães, de fácil acesso. Onde as pessoas podem estar em contacto com a natureza, participar em atividades e eventos.

Jardim do Carmo
Jardim do Carmo

No centro da cidade de Guimarães, o jardim surge como um refúgio para lazer, convívio e atividades culturais num ambiente agradável que contribui para a qualidade de vida dos moradores.

Acessibilidades em Guimarães

Com boas acessibilidades, a cidade conta com várias opções de transportes. Tem um sistema de transportes públicos eficiente que permite deslocações até vários pontos da cidade e chegar facilmente a locais de interesse nas proximidades e cidades como Braga, PortoAmarante ou Mondim de Basto, em Vila Real. Além disso, a cidade é bem provida de estradas e autoestradas que permitem viajar facilmente de carro até cidades vizinhas como, BragaBarcelos ou Ponte de Lima.

Estação de Comboios de Guimarães
Estação de Comboios de Guimarães

A partir da estação é possível viajar facilmente de comboio até outras cidades do país, como Braga, Porto ou Lisboa.

Estação Rodoviária de Guimarães
Estação Rodoviária de Guimarães

A estação de autocarros da cidade permite viajar até destinos como, Braga, Chaves, Porto ou Lisboa.

Teleférico de Guimarães
Teleférico de Guimarães

O teleférico é uma opção de transporte público que permite levar as pessoas (e algumas cabines são adaptadas para transportar bicicletas) desde o centro da cidade diretamente até à Montanha da Penha.