Pesquisar perto de mim
A aguardar a sua pesquisa
Cultura
4 Tradições típicas da região Norte
Cultura
08 novembro 2023 3 mins leitura

Tradições de uma vida que contam histórias.

A ligação das gentes de Portugal ao artesanato é algo que faz parte da cultura e tradição ao longo de muitos anos, tendo passado por várias gerações. O artesanato português da região do Norte é de uma beleza imensa e bastante apreciado não só em Portugal como em todo o Mundo.

 

 

As Rendas de bilros de Vila do Conde, são um ex-libris da cidade e uma tradição com grande importância desde o século XVI. É um tipo de renda criada através do cruzamento de fios têxteis, sobre um cartão com nome de pique onde foi decalcado um desenho e onde são colocados alfinetes e bilros para facilitar o trabalho das rendilheiras.

O município de Vila do Conde veio mesmo a ganhar, em 2015, o recorde do Guiness World Records com a Maior Renda de Bilros do Mundo. Atualmente, é possível ver a maior peça de Renda de Bilros, rendilheiras a trabalhar, rendas antigas e diversas coleções no Museu das Rendas de Bilros, em Vila do Conde.

 

 

Lenços dos Namorados

Os Lenços dos Namorados, são uma tradição antiga do Minho, especialmente em Vila Verde, feitos a partir de um pano de linho ou lenço de algodão, bordado a ponto cruz com vários desenhos e pequenos versos, em jeito de poesia, escritos em português com erros ortográficos.

Atualmente, estes lenços e outras variantes do produto – lençóis, bolsas, roupa, entre outros - já se tornaram num símbolo de Portugal e podem encontrar-se para venda em lojas de lembranças de norte a sul do país.

 

 Filigrana d'Viana

A Filigrana d’Viana é uma conhecida arte da região de Viana de Castelo e é a única técnica de joalharia em que é utilizada a fusão para unir fios de ouro ou prata para a criação do famoso coração de Viana utilizado como símbolo da cidade de Viana do Castelo, brincos Rainha, arrecadas (brincos) e colares de contas.

Hoje, o fabrico da filigrana centra-se nas zonas da Póvoa de LanhosoGondomar. De destacar a antiga tradição, o traje minhoto feminino com a designação de ‘trajes de domingar’, que é sempre complementado com peças de filigrana em ouro, que as famílias vão passando de geração em geração.

 

 Olaria Negra de Bisalhães

A olaria negra de Bisalhães, a sul de Mondrões, em Vila Real, é uma técnica tradicional de olaria que se distingue pelas peças para decoração e confeção de alimentos apresentarem cor negra.

Considerada Património Cultural Imaterial da Unesco desde 2016, constitui parte da identidade das gentes da aldeia, em que os métodos utilizados para criar as peças ainda são os mesmos do passado, apesar de que cada vez há menos pessoas a trabalhar este tipo de olaria que está a entrar em vias de extinção.

Subscreve a newsletter Habitar Portugal
Recebe todas as notícias e novidades no teu email
E-mail